Cotidiano
Casan avança em obras da estação em Florianópolis
O projeto conta com um investimento de R$194 milhões
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) avançou mais uma etapa nas obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, em Florianópolis, com novas concretagens realizadas nesta semana. No total, foram utilizados 104 m³ de concreto, transportados em 15 caminhões betoneira.
Dentre as operações, 57 m³ de concreto foram aplicados na laje de fundo da Casa de Sopradores e Biofiltros, que está conectada ao Tanque de Aeração. Essa estrutura abrigará as máquinas que injetarão ar dissolvido no efluente, acelerando a decomposição da matéria orgânica por meio de microorganismos, no processo conhecido como tratamento biológico.
Outra fase das obras envolveu a concretagem das paredes do Tanque de Contato, utilizando 47 m³ de concreto, transportados em sete caminhões. Esse tanque é crucial na etapa final do tratamento, onde o efluente é descontaminado para retornar à natureza sem riscos à saúde pública ou à biodiversidade. Amostras do concreto também foram coletadas para testes de qualidade em um laboratório especializado, incluindo o Slump test, que avalia a moldabilidade do material. O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular conta com um investimento de R$194 milhões, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).