Cotidiano
Casan avança na ampliação da principal ETE de Florianópolis
Mais uma etapa da obra foi concluída nesta sexta-feira (4)
Nesta sexta-feira (4), a CASAN concluiu mais uma etapa de concretagem na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, a principal de Florianópolis, utilizando cerca de 100m³ de concreto nas estruturas do Tanque de Contato e da Casa de Sopradores. O Tanque de Contato, cujas paredes foram concretadas, será responsável pela descontaminação do efluente final com a aplicação de cloro gás.
Além da concretagem, a Companhia está acelerando a ampliação da ETE com outras frentes de trabalho, como a instalação de tubulações de interligação entre as novas estruturas, montagem de equipamentos e a urbanização do entorno, que inclui a construção de um novo alambrado. A obra visa modernizar e expandir a capacidade da estação, aumentando sua depuração em quase três vezes a atual, com vazão máxima de 612L/s.
A ETE Insular será equipada com tecnologia de tratamento terciário, que remove nutrientes poluentes e garante maior pureza do efluente tratado. Com investimento de R$194 milhões, provenientes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), a modernização da estação trará avanços significativos ao saneamento de Florianópolis.