Cotidiano
Casan de Içara inicia cobrança de esgoto em janeiro
A Casan orienta moradores de sete bairros de Içara sobre a cobrança de coleta e tratamento de esgoto. O pagamento inicia em Janeiro
Com a conexão de 60% das unidades habitacionais à rede de esgoto, conforme exige a legislação municipal, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) orienta moradores de sete bairros de Içara sobre a cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto.
A partir de janeiro, os consumidores devem pagar pelos serviços, conforme comunicado enviado nas faturas, reforçando a importância de estar ligado ao sistema. A infraestrutura de esgoto atende os bairros Centro, Jaqueline, Jardim Elizabete, Cristo Rei, Tereza Cristina, Raichaski e parte do bairro Aurora.
O valor da taxa de coleta e tratamento de esgoto será igual ao da conta de água. Assim, por exemplo, uma conta de R$ 50,00 para abastecimento terá um total de R$ 100,00, incluindo a cobrança de esgoto.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Jaqueline, realiza a depuração do esgoto, com capacidade para tratar até 15 litros por segundo. O sistema utiliza lodos ativados, onde bactérias decompõem a matéria orgânica.
“É fundamental que os moradores estejam conectados à rede de esgoto da Casan. A coleta e o tratamento de esgoto são essenciais para a saúde pública e a preservação ambiental, reduzindo doenças, evitando a poluição hídrica e contribuindo para a sustentabilidade,” afirma Paulo Henrique Tonetti, chefe da Casan de Içara.