Cotidiano
Casan intensifica segurança ambiental na ETE de Florianópolis
A Companhia realizou um mutirão de limpeza
Resíduos perigosos e materiais com potencial de contaminação do solo e da água requerem cuidados especiais no armazenamento, manuseio e descarte em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Por isso, a Casan intensificou os procedimentos ambientais e de segurança na ampliação e modernização da ETE Insular, em Florianópolis. A Companhia realizou um mutirão de limpeza, instalou mais tonéis, melhorou a sinalização e substituiu a serragem usada.
Houve também a troca da lona de impermeabilização das baias de armazenamento de materiais perigosos, locais preparados para conter temporariamente resíduos contaminados antes de seu descarte adequado. Esses resíduos incluem solventes, tintas, lubrificantes, óleos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados. As baias possuem infraestrutura adequada, com piso impermeável e tonéis específicos para cada tipo de resíduo.
Para emergências, as baias contam com kits de mitigação ambiental, e os trabalhadores recebem treinamentos frequentes para o uso correto dos EPIs e procedimentos de contenção de vazamentos. Todos os protocolos seguem as normas ambientais estabelecidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As obras de ampliação contam com um investimento de R$194 milhões, financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).