Cotidiano
Casan promove educação ambiental para crianças em Florianópolis
Participaram da ação 26, crianças moradoras do bairro Saco Grande
Em mais uma iniciativa de educação ambiental relacionada à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no Saco Grande, em Florianópolis, a Casan realizou uma oficina de saneamento para crianças na última segunda-feira (16). A atividade foi direcionada a 26 crianças de 9 a 12 anos, atendidas pelo Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), que promove ações de cidadania, esporte e música no contraturno escolar.
A oficina destacou a importância das obras de saneamento na região. Com o auxílio de uma maquete, os educadores explicaram as diferenças entre as redes subterrâneas de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, reforçando a relevância de uma infraestrutura adequada para a saúde e o meio ambiente.
Outro ponto abordado foi a contaminação da água, demonstrada com o uso de iodo para simular poluição por esgoto doméstico em ligações irregulares e água sanitária para ilustrar o tratamento adequado dos efluentes. O projeto educativo foi aprovado pelo IMA e a Secretaria Municipal de Educação e será realizado durante toda a instalação do SES Saco Grande, cuja obra tem um investimento de R$ 129,6 milhões, com recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).