Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Catarinense de 102 anos quer se tornar o escritor mais velho do mundo

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 26 At 08.05.06

Cotidiano

Catarinense de 102 anos quer se tornar o escritor mais velho do mundo

Lindomar Cardoso Tournier, um catarinense de 102 anos, se dedica à literatura desde que completou 50 anos

Natural de Lauro Müller e atualmente morador de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, Lindomar Cardoso Tournier, um catarinense de 102 anos, se dedica à literatura desde que completou 50 anos, e, em 2024, lançou seu 20º livro, intitulado Consanguíneos, um romance que retrata a história de Aparecida e os Emigrantes de Treviso.

O desafio de se tornar o escritor mais velho do mundo

Aos 102 anos e 158 dias, Lindomar lançou Consanguíneos no dia 17 de dezembro de 2024, no Museu Willy Zumblick, em Tubarão. Com isso, ele se aproxima do recorde mundial, podendo figurar no Guinness Book – o Livro dos Recordes – como um dos escritores mais velhos do mundo. Seu desejo é alcançar o título de escritor mais velho a escrever um livro, superando nomes como o norte-americano Jim Downing e o português Padre José Fernandes, que também escreveram obras com 102 anos.

Embora a competição seja acirrada, a vantagem de Lindomar está em seu compromisso com a escrita, já que ele não pretende parar por aí. Ele já planeja o lançamento de um novo livro para o ano que vem, que será lançado em 27 de maio de 2025, data em que completará 103 anos e, coincidência ou não, também será o aniversário da cidade de Tubarão.

Uma carreira literária

O autor começou sua trajetória literária tardiamente, lançando seu primeiro livro, Albertina, em 1997, quando já tinha 75 anos. Desde então, sua carreira de escritor não parou de crescer. Ao longo dos anos, ele se dedicou também à pintura e à Academia Tubaronense de Letras (Acatul), onde ocupa a cadeira número 14 como membro fundador.

Lindomar, que passou a maior parte de sua vida como farmacêutico prático até os 76 anos, sempre foi autodidata. Apesar de ter frequentado a escola apenas de 1929 a 1933, ele conseguiu, com muito esforço e dedicação, desenvolver-se como escritor, artista e pensador, aproveitando as experiências que a vida lhe proporcionou.

Expectativas para o futuro

Com o lançamento do seu próximo livro, em 2025, Lindomar Cardoso Tournier poderá não apenas marcar seu nome na história da literatura, mas também se solidificar como o escritor mais velho a lançar uma obra, com 103 anos.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo