Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Cemitério de Capivari de Baixo também passa por manutenções

Cotidiano
Cemitério de Capivari de Baixo também passa por manutenções
Foto: Reprodução/PMCB

Cotidiano

Cemitério de Capivari de Baixo também passa por manutenções

O horário da abertura do cemitério será às 7h e fechamento às 19h durante o Dia de Finados

Milhares de pessoas devem passar pelo cemitério municipal, no Centro, no próximo sábado (2), Dia de Finados. Para atender a esse público, foi intensificado os trabalhos de manutenção, limpeza e organização do local, para garantir que os visitantes que forem prestar homenagens a seus entes queridos, encontrem um ambiente limpo e bem cuidado.

O horário da abertura do cemitério será às 7h e fechamento às 19h. O horário também será estendido nesta sexta-feira (1º) e funcionará das 7h às 19h. Serão celebradas missas nas igrejas da Paróquia São João Batista, nas comunidades da Ilhota e Estiva, às 10h e no bairro Três de Maio, às 18h. Na matriz, no Centro, serão duas missas, às 6h e 15h, respectivamente.

A data é lembrada no Brasil e em diversos países. O Dia de Finados é um ritual religioso que faz parte da tradição cristã católica, mas é celebrado por várias culturas diferentes. Tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes e amigos queridos que já se foram. A palavra finados significa algo que finou, findou, acabou ou morreu. Além de visitar os jazigos daqueles que faleceram, as pessoas levam flores e acendem velas por suas almas.

O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século dez, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (Santo Odilon -962-1049). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 denovembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram. A ação resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao paraíso.

Continue lendo
Topo