Cotidiano
Cheiro desagradável na entrada de Florianópolis já tem solução
Casan anunciou que as obras de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular estão em estágio avançado
O incômodo cheiro na entrada de Florianópolis, um problema histórico que afeta tanto moradores quanto turistas, está prestes a ser resolvido. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou que as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, que visam eliminar a origem do mau cheiro, estão em estágio avançado. A previsão é que a solução definitiva seja entregue até o fim de 2025.
A principal inovação no projeto é a implementação de tecnologia avançada para o tratamento terciário de efluentes. Este processo permite a remoção de nutrientes poluidores específicos, garantindo um grau de pureza muito maior no efluente tratado. Com isso, a Casan espera não só erradicar o mau cheiro na região Central da cidade, mas também melhorar a qualidade ambiental da capital.
O problema do odor na entrada de Florianópolis é um dos maiores desafios enfrentados pela cidade, especialmente durante períodos de maior fluxo turístico. Com a conclusão das obras e a adoção de novos métodos de tratamento, a expectativa é que esse problema, que afeta diretamente a imagem da cidade, seja resolvido de maneira definitiva, proporcionando uma melhor experiência tanto para quem visita quanto para quem vive em Florianópolis.