Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Chuvas de meteoros encerram mês de julho

Cotidiano
Imagem: Freepik/Banco Gratuito

Cotidiano

Chuvas de meteoros encerram mês de julho

Duas chuvas de meteoros prometem encantar o céu brasileiro entre as noites dos dias 30 e 31 de julho

Duas chuvas de meteoros prometem encantar o céu brasileiro entre as noites dos dias 30 e 31 de julho. Os fenômenos foram destacados pelo Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os eventos celestes poderão ser observados principalmente entre a meia-noite e o amanhecer, em regiões com pouca poluição luminosa.

As chuvas são formadas por fragmentos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, geram brilho intenso — o popular “rastro de estrela cadente”. A Alpha Capricornídeos alcançará seu pico na noite de quarta-feira (30), apresentando meteoros mais brilhantes e com velocidade de 23 km/s, localizados na constelação de Capricórnio. A estimativa é de até cinco meteoros por hora.

Já na madrugada de quinta-feira (31), será a vez da Delta Aquáridas do Sul atingir o ápice, com uma média de 15 a 25 meteoros por hora e velocidade de 41 km/s. Esses meteoros surgem da direção da constelação de Aquário e também são visíveis melhor após a meia-noite.

Além de proporcionarem um belo espetáculo visual, essas chuvas de meteoros servem como referência para estudos sobre os fluxos de detritos espaciais que atingem a Terra. As informações auxiliam agências espaciais e operadores de satélites a planejar medidas de proteção para equipamentos em órbita terrestre e lunar.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo