Cotidiano
Chuvas devem ser constantes em Tubarão na semana
Em relação aos rios da região, não há perspectiva de problemas maiores

Por
Matheus Machado

Segundo previsões meteorológicas de diversas entidades, dentre elas a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa, o Ciram/Epagri, o Inmet e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de diversos panoramas apresentados por diferentes modelos de previsão do tempo, Tubarão deve registrar chuvas por toda esta semana, até a sexta-feira (21).
Algumas destas previsões apontam, inclusive, que os maiores volumes de precipitação devem ser registrados entre esta segunda-feira (17) e nesta terça-feira (18). O calor reinante, com a passagem de uma frente fria, desestabiliza ainda mais a atmosfera, promovendo os temporais que podem atingir toda a região, porém de forma isolada, ou seja, em alguns pontos apenas, com chuva intensa, vento forte e granizo.
A população deve, portanto, ficar atenta às condições, e, em caso de chuva forte, que provoque alagamentos, evitar trafegar por vias submersas, tanto com veículos e principalmente a pé. Normalmente estas enxurradas têm curto período de duração, e em pouco tempo a água é escoada e a trafegabilidade das vias retorna ao normal. Moradores de encostas de morros devem ficar também atentos a movimentos de solo.
Até por voltas das 17 horas desta segunda-feira (17), havia sido registrado em Tubarão, na estação do Horto, o volume pluviométrico de 17 mm. A temperatura máxima chegou aos 33,9ºC, com uma sensação térmica de 38,4ºC.
Em relação aos rios da região, não há perspectiva de problemas maiores, exceto em pequenos córregos ou riachos, que poderão extrapolar suas calhas, eventualmente. A atual condição do Rio Tubarão não preocupa, mas caso o cenário se altere, fique atento às informações dos canais oficiais da prefeitura e da imprensa.
Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil no número 199, em plantão 24 horas.
Com informações de PMT.