Cotidiano
Cidadão pode solicitar Carteira de Identidade na Câmara de Itajaí
Agendamento é feito on-line no site da Câmara de Vereadores
A partir desta segunda-feira (9), a população conta com uma nova opção de local para solicitar a Carteira de Identidade. O Balcão da Cidadania passa a oferecer este serviço por meio de uma parceria firmada entre a Câmara de Vereadores de Itajaí e a Polícia Científica de Santa Catarina.
Para solicitar o documento é preciso agendar aqui.
As senhas são liberadas diariamente, ao meio dia, para atendimento no dia seguinte.
Ao entrar no site, o usuário precisa clicar em “Fazer agendamento da Carteira de Identidade”, depois escolher o município de “Itajaí” e, no próximo campo, selecionar “Câmara de Vereadores de Itajaí”. O primeiro horário disponível para atendimento na Câmara é às 8h e o último, às 18h.
No mesmo site também está disponível a lista de documentos necessários para solicitar a Carteira de Identidade. A primeira via é gratuita para todos e tem validade de 10 anos.
A Câmara de Vereadores de Itajaí fica na Avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), 3825, bem em frente ao terminal de ônibus da Ressacada. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 19h, sem fechar para o almoço.
Carteira de Identidade
De acordo com informações da Polícia Científica de Santa Catarina, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação no Brasil. Ela é aceita em todo território nacional sempre que em perfeito estado de conservação. A CIN pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde de que esteja dentro do prazo de validade e em perfeito estado de conservação. Pode conter informações oficiais de outros documentos, fazendo prova comprobatória desses documentos e dispensando sua apresentação.
Em Santa Catarina, desde novembro de 2021, o número da Carteira de Identidade passou a ser o mesmo número do CPF do cidadão.