Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Cidades de SC estão entre as com mais estupros no país

Cotidiano
Mulher Deprimida Com Efeito De Vidro Rachado
Foto: Freepik/Imagem Ilustrativa

Cotidiano

Cidades de SC estão entre as com mais estupros no país

Dados do Anuário de Segurança mostram Santa Catarina com dois municípios no ranking das 50 piores taxas do país

Santa Catarina teve dois municípios listados entre as 50 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que registraram as maiores taxas de estupro em 2024. O dado faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Chapecó, no Oeste, aparece na 19ª colocação, com taxa de 81,5 casos para cada 100 mil habitantes. Camboriú, no Litoral Norte, ocupa a 45ª posição, com taxa de 63,4. Os números consideram ocorrências de estupro e estupro de vulnerável, somadas pelas secretarias de segurança estaduais.

O levantamento destaca que cidades com menos de 100 mil habitantes foram excluídas da análise para evitar distorções nas taxas proporcionais. Em comparação ao relatório anterior, Itajaí deixou o ranking das 50 piores taxas.

Apesar de não liderar o ranking nacional, a presença de cidades catarinenses acende alerta para políticas públicas de enfrentamento à violência sexual. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, ações integradas entre Polícia Civil, Ministério Público e rede de proteção estão em andamento para fortalecer a prevenção e o acolhimento das vítimas.

O anuário também mostra que Boa Vista (RR) passou a ocupar o topo do ranking nacional, com uma taxa de 132,7 estupros por 100 mil habitantes — alta de 36,5% em relação ao ano anterior.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo