Cotidiano
Coletivo faz apresentações com foco no Boi de Mamão
Cultura Mamoeira de Criciúma, iniciou nesta segunda-feira (07), uma série de apresentações em escolas
O Coletivo Cultura Mamoeira de Criciúma iniciou nesta segunda-feira (07), uma série de apresentações de Boi de Mamão em instituições de ensino da cidade. Pela manhã, a apresentação aconteceu no Bairro da Juventude e segue no período da tarde. Ao todo, serão seis encontros ao longo do mês de abril, levando a brincadeira popular a diferentes públicos e territórios do município.
Cronograma de apresentações
07/04 – Bairro da Juventude, às 13h30;
12/04 – Festa da Família da Escola Estadual Heriberto Hülse, às 9h;
14/04 (segunda-feira) – Escola Municipal Francisco Skrabski, às 14h;
16/04 (quarta-feira) – Cras Próspera, às 9h;
28/04 (segunda-feira) – Apae Criciúma, às 14h.
Conforme os integrantes do grupo e coordenadores do projeto, Quetlin da Silva Silveira Apolinario e Vinicius da Silva Martins, o Cultura Mamoeira nasceu com a ideia de que o Boi de Mamão voltasse a circular na região. “Em pesquisas descobrimos que durante muito tempo ficou restrito às escolas e que os grupos mais antigos já não estavam mais ativos. Quando fundamos o Cultura Mamoeira tínhamos esse compromisso: além de ser um grupo de teatro, ser também um grupo para auxiliar a produção nas escolas até por nossa formação como professores”, destaca Vinicius.
Para Quetlin, a circulação vem como forma de apresentar a pesquisa realizada em 2024, durante a execução do prêmio recebido pelo Edital Estadual Elisabete Anderle. Ela conta que o grupo fez um levantamento de como era a tradição do Boi de Mamão em Criciúma e região. “E o resultado foi a montagem do espetáculo que agora será apresentado nas escolas. Esse espetáculo foi montado com as raízes de nosso Boi de Mamão, aquele que está presente nas escolas e em outros espaços para que as pessoas tenham acesso a essas brincadeiras de boi”, finaliza.
O projeto nas escolas é viabilizado por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Governo Federal, por meio do Edital Municipal da Fundação Cultural de Criciúma.