Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vídeo: Começam os preparativos de Finados em Navegantes

Cotidiano
Comecam Os Preparativos De Finados Em Navegantes
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cotidiano

Vídeo: Começam os preparativos de Finados em Navegantes

Faltando quatro dias para Finados, familiares já começam a limpeza em túmulos, substituição de flores e outros rituais alusivos a data

Mesmo abaixo de forte sol na manhã desta quarta-feira (30), era grande o número de familiares que estavam no cemitério do Centro de Navegantes trabalhando, praticamente, na limpeza dos túmulos e jazigos. A data alusiva aos mortos é 2 de novembro, no próximo sábado, que é designado o Dia de Finados. A data também é denominada Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos e foi criada pela Igreja Católica, dedicada aos mortos e suas almas. Data do século II, quando alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires.

A forma de homenagear os mortos no Brasil é limpando os túmulos e os decorando com flores. No entanto, muitos países, também ocidentais, têm outras formas de homenagem. O aposentado Aldo João dos Santos, diz que segue a tradição de sua família, que sempre cultua a data. “A gente continua fazendo a mesma coisa: limpa os túmulos, coloca flores, vem ao cemitério acender velas no Dia de Finados e também frequenta missas.

A corretora de imóveis Lilian Rodrigues Hinning diz que essa é uma forma de homenagear seus entes queridos que já partiram. “Temos que guardar essa data como um dia santo, em memória daqueles que foram especiais para nós”, pontua.

Comecam Os Preparativos De Finados Em Navegantes02

Faltando quatro dias para Finados, familiares já começam a limpeza em túmulos, substituição de flores e outros rituais alusivos a data

“Esse trabalho que antecede o dia de Finados é uma ação que a gente faz para homenagear aqueles que já partiram, desejando a eles uma paz, uma tranquilidade e que a gente possa proporcionar alguma homenagem à eles com limpeza dos túmulos, flores, o que demonstra que ainda há intimidade da nossa parte com nossos entes querido”, destaca o aposentado Adilson Luiz Pacheco.

Continue lendo
Topo