Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Concretagem final marca avanço significativo na ETE Insular de Florianópolis.

Cotidiano
FOTOS PORTAL 55
Foto: Divulgação/Casan

Cotidiano

Concretagem final marca avanço significativo na ETE Insular de Florianópolis.

A concretagem concluiu a construção dos pilares e vigas da casa de sopradores e biofiltro

FLORIANOPOLIS

A última sexta-feira (6), marcou mais uma etapa significativa na construção das estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, a principal ETE de Florianópolis, executada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Foi realizada a concretagem final deste ano, utilizando um volume de 15m³ de concreto, equivalente a dois caminhões betoneira. A concretagem concluiu a construção dos pilares e vigas da casa de sopradores e biofiltro, estrutura que receberá equipamentos responsáveis por injetar ar dissolvido no efluente, acelerando o processo de decomposição da matéria orgânica. Além disso, esta estrutura abrigará uma nova unidade de tratamento de odores com biofiltros e controle de umidade no piso superior.

Os trabalhos na ETE Insular estão atualmente concentrados em três áreas adicionais. Uma delas envolve a construção das paredes do tanque de contato de cloro, unidade essencial para a descontaminação do efluente final por meio da aplicação de cloro gás. Outra frente de trabalho está na caixa divisora de fluxo, estrutura que regula a vazão do fluxo pelos tanques de aeração. O tanque de lodo adensado, que faz parte do tratamento da parte sólida do efluente removida pela ação dos decantadores, também está com atividades em andamento. Este ano, a CASAN avançou significativamente no andamento das obras com a conclusão do decantador secundário 04, já em operação.

A expansão da ETE Insular permitirá quase triplicar a capacidade de depuração da estação, com uma vazão máxima prevista para 612L/s. A estação também contará com tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e um grau de pureza maior do efluente tratado. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm um investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo