Cotidiano
Conjuve SC retoma visitas e abre inscrições para 2025
Conjuve retomou as visitas aos municípios para divulgar o projeto do Fórum Permanente das Juventudes, iniciando os trabalhos de 2025 em Paulo Lopes

O Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina (Conjuve/SC) retomou as visitas aos municípios para divulgar o projeto do Fórum Permanente das Juventudes, iniciando os trabalhos de 2025 em Paulo Lopes. A iniciativa busca entender as realidades dos jovens catarinenses e contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas no Estatuto da Juventude. Durante os encontros, são realizadas ações como mapeamento da juventude e pesquisas por amostragem, considerando diversidade de gênero, raça e classe social.
Além disso, as visitas incluem a apresentação do funcionamento do conselho, esclarecimentos sobre o Estatuto da Juventude e a importância da criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Juventude. O Conjuve/SC é um órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e tem como objetivo propor, avaliar e articular políticas públicas voltadas para a inclusão dos jovens de 15 a 29 anos nas áreas de educação, cultura, política, trabalho, esporte, lazer e saúde.
O Conselho também anunciou que estão abertas as inscrições para a composição da sociedade civil no biênio 2025-2027. As organizações interessadas devem atuar em pelo menos duas mesorregiões do estado e se inscrever até 20 de março. A eleição está marcada para o dia 27 de março, e serão preenchidas 10 vagas para titulares e 20 para suplentes.
Podem participar entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituídas há pelo menos dois anos e que atuem na defesa dos direitos da juventude. O edital estabelece que essas organizações devem contribuir para a inclusão e fortalecimento dos jovens nos diversos campos sociais, garantindo sua participação em políticas públicas voltadas para seu desenvolvimento e bem-estar.