Cotidiano
Construção de nova ponte é discutida em Gravatal
Atual passarela apresenta sinais de desgaste e precisa de reparos
![Matheus Machado](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-09.06.07-48x48.jpeg.webp)
Por
Matheus Machado
![TUBARAO](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/12/TUBARAO.png.webp)
A situação da passarela de madeira que liga o bairro São Roque à comunidade do Riacho, em Gravatal, foi tema de uma reunião entre representantes da prefeitura e da Defesa Civil.
O encontro teve como objetivo definir os próximos passos para a reforma da estrutura e discutir a viabilidade de uma futura ponte de concreto no local.
A atual passarela apresenta sinais de desgaste e precisa de reparos para garantir a segurança da população. Segundo a administração municipal, a reforma da estrutura de madeira será iniciada em breve.
“Já realizamos a compra da madeira e, nos próximos dias, os trabalhos devem iniciar”, explica o prefeito Clei Rodrigues, enquanto busca viabilizar o projeto para uma ponte de concreto.
“A ponte de concreto é a solução definitiva. Para isso, a prefeitura abriu licitação para que uma empresa realizasse a sondagem do projeto para as cabeceiras da ponte. Até agora, a vencedora da licitação, apesar de todos os nossos esforços, e duas notificações, não se manifestou. O nosso próximo passo será multar a empresa e abrir uma nova licitação para dar andamento ao trabalho”, explica Clei.
Com o projeto das cabeceiras em mãos, a Defesa Civil recebe o documento e busca a viabilidade de enviar um kit de transposição para que a nova ponte seja colocada no local.
Enquanto isso, a recomendação é que os moradores fiquem atentos às condições da passarela e informem qualquer problema à prefeitura ou à Defesa Civil.
Na reunião, o prefeito e demais autoridades municipais estiveram reunidos com o coordenador regional da Defesa Civil, o sargento do Corpo de Bombeiros Eron Flores.
No encontro, representantes estaduais da Defesa Civil também participaram por videoconferência.
Pedido aos governos estadual e federal
Clei explica que o pedido para o kit de transposição da ponte foi feito à Defesa Civil estadual, assim que ocorreu a queda devido às enchentes.
Porém, como o Estado estava com demanda exacerbada, por conta das enxurradas de 2022 e 2023, a orientação foi fazer o pedido direto ao Governo Federal.
“Seguimos todos os trâmites legais. Mas não foi possível captar o recurso. Recuamos e nos voltamos novamente ao governo do Estado em busca desse kit de transposição. Agora, com o andamento mais acelerado, nos aproximamos de uma solução definitiva”, esclarece o prefeito.
Com informações de PMG.