Cotidiano
Criciúma é destaque no ranking de apoio ao empreendedor
Município está na primeira posição do Ranking de Atendimento na Sala do Empreendedor em Santa Catarina
Criciúma se destacou no Ranking de Atendimento na Sala do Empreendedor em Santa Catarina. A cidade está na primeira posição, em relação aos municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com a maior porcentagem no período de janeiro a agosto. O percentual de Pessoas Jurídicas (PJ) atendidas foi de 6,34%, relacionado ao total de Microempreendedores Individuais (MEIs).
O levantamento foi realizado pelo Sebrae Santa Catarina, com o objetivo de destacar o esforço e o impacto da Sala do Empreendedor no suporte aos pequenos negócios (MEI, ME e EPP) e a Pessoa Física (PF). Os dados são retirados de indicadores como: Painel das Salas de Empreendedor, Sistema de Atendimentos Sebrae e do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A liderança de Criciúma no ranking de atendimentos reflete a força do empreendedorismo local, e esse trabalho conjunto entre o Sebrae/SC e o município, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.”, ressalta João Alexandre Guze, Gerente Regional Sul, Sebrae/SC.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Marlon de Araújo, o município tem mais de 32 mil empresas cadastradas na Casa do Empreendedor. Deste número, cerca de 20 mil correspondem a MEIs e mais de 300 PF. Só no mês de agosto de 2024, foram realizados quase 2 mil atendimentos presenciais.
“Os dados mostram que Criciúma é o município com o maior índice de resolutividade dos atendimentos na Casa do Empreendedor em Santa Catarina, comparados a outros municípios com menor demanda”, afirmou Marlon Araújo.