Criciúma está entre as cidades mais seguras do Brasil
Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Criciúma é a 16° cidade mais segura do Brasil. O município ainda ocupa a quarta posição em Santa Catarina, sendo uma das cidades menos violentas do estado. Os dados são do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na população registrada no Censo Demográfico de 2022.
“Este reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e contínuo em diversas frentes, de diversos órgãos. Nosso Centro de Controle e Operações (CCO) e a instalação de luminárias de LED nas ruas da cidade são alguns dos exemplos desse esforço”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Segundo a pesquisa, Criciúma obteve taxa de homicídio de 6,1, sendo que a média para municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes é de 26,2 homicídios estimados por 100 mil habitantes, com mínima de 2,2.
Para a contagem da taxa de homicídios, o instituto adotou uma estimativa que equivale à soma dos casos registrados mais os homicídios ocultos. Os registros são provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), que correspondem aos óbitos causados por agressões e intervenções legais, segundo a décima Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS).