Cotidiano
Defesa Civil de Tubarão realiza manutenção nas bombas de macrodrenagem
Outros equipamentos podem estar prestes a ser adquiridos pelo município
Por
Matheus Machado
A equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil promoveu uma manutenção nas bombas de macrodrenagem do município. Um trabalho de vistoria é realizado a cada 15 dias e de acordo com a última verificação, foi constatado que um dos equipamentos precisava de uma melhor lubrificação. O serviço foi concluído nesta segunda-feira (14) e caso necessário, os equipamentos estão prontos para operar.
O município conta atualmente com três bombas espalhadas nas imediações do Rio Tubarão. Além destas, outras três bombas móveis tratorizadas também ficam à disposição da Secretaria em caso de um dos aparelhos fixos não funcionar.
Novas bombas
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Ramon De Faveri, outras cinco bombas de macrodrenagem estão prestes a ser instaladas na cidade. “Depois das cheias de 2022 e 2023, a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) doou um projeto para a instalação de cinco novas bombas no município”, disse Ramon.
Os equipamentos seriam instalados no bairro Pantanal, Dehon (próximo à UniSul), Humaitá (em frente ao terminal de ônibus), e próximo a popular Ponte da Fragoma. O quinto equipamento seria a substituição de um já instalado no Dehon.
“O estudo da sucção, do tamanho adequado para cada saída de água já estão prontos. Porém com a mudança de governo o projeto ficou parado, mas agora está na fase final do orçamento. Está na “porta” da Licitação. Não sei se neste ano conseguimos colocar, mas tenho certeza que o próximo governo já tem isso em pauta e algumas serão instaladas. Mas não para aqui. Precisamos não só das cinco, tem outros bairros que também necessitam e que com outros estudos futuros poderão receber”, concluiu o secretário.