Cotidiano
Deixar o celular carregar até 100% estraga a bateria?
Vida útil do aparelho pode ser prejudicada em alguns casos; confira
Publicado em
Vida útil do aparelho pode ser prejudicada em alguns casos; confira
Por
Matheus Machado
Carregar o celular até 100% pode afetar a vida útil da bateria, mas esse desgaste ocorre de forma gradual e não é o mesmo que “viciar” a bateria.
A diminuição da vida útil do aparelho está relacionada a um mecanismo de proteção interna. As baterias modernas possuem uma função automática de segurança contra sobrecarga, que limita a entrada de energia a partir de 80% de carregamento, conforme explica Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
Assim, ao carregar um celular que já está em 80%, o dispositivo entra em um estado de “estresse”, pois está recebendo carga enquanto tenta resistir a ela.
Se isso ocorrer com frequência, a saúde da bateria pode ser comprometida, resultando em uma perda gradual de capacidade, conforme o especialista. Na prática, isso significa que a bateria levará mais tempo para carregar e se descarregará com maior facilidade.
Nesse contexto, especialistas recomendam que o ideal é carregar a bateria até 80%, pois nesse intervalo o dispositivo carrega mais eficientemente e sofre menos desgaste.
Com informações de g1.