Cotidiano
Dia do Rádio: presidente da Acaert ressalta importância do meio de comunicação
Fabio Bigolin destacou a credibilidade e o avanço do rádio com a tecnologia

Por
Matheus Machado
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Rádio, em homenagem ao nascimento do Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país. Em função data, a reportagem do portal SCTodoDia conversou com Fabio Bigolin, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).
Em uma era onde a tecnologia prevalece e a informação pode ser compartilhada e consumida quase que instantaneamente através da internet, o rádio, ao contrário do que muitos pensaram, não perdeu seu espaço nem sua força como meio de comunicação. “O rádio é um veículo extremamente dinâmico. Ao longo da sua evolução ele soube se apoderar das tecnologias. A internet auxilia o rádio dentro deste conceito. O trabalho que a Acaert e que as emissoras de rádio fazem nas suas regiões é fundamental para que essa relação se perdure ainda mais”, destacou Fabio.
O presidente relembra itens fundamentais sobre o rádio, principalmente envolvendo critérios como a credibilidade, a relação com o ouvinte e anunciantes, fazendo a ponte entre a entrega de qualidade e todos os envolvidos dentro da comunicação. “Para a Acaert, celebrar este veículo de comunicação que tanto amamos é fundamental. É destacar o quanto o rádio faz parte da nossa vida”, explanou Bigolin.
A Acaert trabalha a quase 45 anos fomentando o rádio e seus respectivos profissionais, fortalecendo o meio e auxiliando todos os comunicadores em seu desenvolvimento. “Fazemos isso com cursos de formação, locução, vendas, aperfeiçoamento, programação musical. Também temos a Semana Estadual do Rádio, celebrada há 4 anos. Fazemos as celebrações destacando a importância do rádio, estreitando a relação com todos os públicos e em todos os cenários”, ressaltou o presidente.
No comparativo com outros meios, uma forte característica do rádio é a credibilidade, algo que a Acaert exalta e inclusive recomenda o consumo dos veículos para a verificação de informações. “O rádio e a televisão tem uma característica de formação muito direta com seu ouvinte e telespectador. Se por exemplo, pregarmos o processo eleitoral, que exige credibilidade, o rádio e a TV tem essa relação direta. Pesquisas recentes destacam o quanto os dois meios são importantes dentro do cenário. Dentro desse projeto, temos o rádio destacado como o veículo mais confiável de comunicação”, concluiu o presidente.
Ainda sobre credibilidade, a Acaert possui a campanha “Não pague o pato, Confie em quem apura o fato”. A proposta é justamente combater as fake news, ressaltando a importância de que as pessoas, ao receberem uma informação em suas redes sociais, principalmente aplicativos de mensagens como WhatssApp ou Telegram, chequem as situações em veículos confiáveis. “Os veículos confiáveis são o rádio e a televisão. Os portais de notícia dos sites dessas emissoras. Isso é fundamental para essa essência, porque se deu no rádio, é verdade. É isso que trabalhamos muito para manter, ainda mais em períodos eleitorais, que exige de todo mundo uma responsabilidade muito grande”, finalizou Fabio Bigolin.