Cotidiano
Empréstimo de livros na Biblioteca Pública de SC cresce 43%
Leitores de Santa Catarina mostraram grande interesse por títulos variados
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) registrou um aumento significativo de 42,67% no número de livros emprestados entre 2022 e 2024. No total, 44.848 obras foram retiradas por leitores em 2024, um crescimento expressivo em relação a 44.483 livros emprestados em 2023 e 31.435 em 2022.
Esse aumento ocorre em um cenário em que, de acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, a maioria da população brasileira em 2024 não se dedica à leitura de livros. No entanto, a BPSC apresenta uma realidade distinta, com números de empréstimos praticamente dobrando nos últimos dois anos.
Fatores que contribuíram para o crescimento
Cleonisse Schmid, administradora da biblioteca, atribui o aumento ao novo planejamento institucional, que incluiu mudanças no ambiente da biblioteca, eventos e uma abordagem mais dinâmica. “O novo layout tornou o espaço mais convidativo para a leitura e permanência dos visitantes. Além disso, as exposições e os eventos quase diários durante o ano passado foram fundamentais para esse aumento”, explica Cleonisse.
Livros mais emprestados em 2024
Os leitores de Santa Catarina mostraram grande interesse por títulos variados, com destaque para:
- Torto Arado (281 retiradas)
- Velhos (165 retiradas)
- Escritos Avulsos I: Contos (153 retiradas)
- Singradura: Contos (123 retiradas)
- A Comédia Humana (117 retiradas)
Entre os livros mais procurados, há clássicos da literatura e também obras contemporâneas, refletindo uma diversidade no perfil de leitura dos catarinenses.
Onde retirar os livros
- Biblioteca Pública de Santa Catarina: Rua Tenente Silveira, 343, Centro, Florianópolis. Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.