Cidadania
Encontros de capacitação são oferecidos para Famílias Acolhedoras em cidade do Sul de SC
A primeira reunião teve como tema as palestras de Direito da Criança e do Adolescente e a proteção Integral.
Com o intuito de aproximar as famílias acolhedoras de Capivari de Baixo, com práticas educativas parentais, o Abrigo coordenado pela psicóloga Tatiana da Silva Fernandes e pelo Serviço de Família Acolhedora, coordenado pela psicóloga Janira Lima Barbosa, promove quatro encontros de capacitação. A ação idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social fornece o embasamento teórico, técnico e prático para que o participante possa implantar ou aperfeiçoar uma metodologia de acolhimento, que seja ao mesmo tempo eficaz, humanizada e que atenda aos preceitos de uma política pública em constante evolução.
Os encontros são realizados no Centro de Convivência da Terceira Idade. A primeira reunião teve como tema as palestras: Direito da Criança e do Adolescente e a proteção Integral apresentado pela conselheira tutelar Louizi Cristina Eich. Em seguida foi abordado um breve histórico das políticas públicas de assistência social e do serviço de acolhimento pela assistente social e pela psicóloga do Abrigo Daiani Antunes e Tatiana da Silva Fernandes, respectivamente.
No segundo dia, foram levantados assuntos como a trocas de experiências com o Abrigo de Tubarão: Desafios do Acolhimento e Mediações de Conflitos sob o comando da assistente social e coordenadora do Abrigo de Tubarão, Mara de Souza Niehues. Além das práticas educativas para mediação de conflitos com Janira Lima. Nesta quinta-feira (15), os participantes tiveram noções básicas de primeiros socorros com a médica Tainá Ribeiro e a enfermeira Jane Mota.
Na próxima terça-feira (20), haverá o encerramento dos encontros com as palestras etapas do desenvolvimento: o que acontece quando uma criança e adolescente vivencia o abandono e a violência com a neuropsicopedagoga Camila Bardini e o papel do cuidador: como ajudar a criança e adolescente a lidar com sentimentos com Janira Lima. Haverá entrega de Certificado.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora surgiu com o intuito de evitar o encaminhamento de crianças e adolescentes a grandes instituições. As famílias acolhedoras, através de seleção, preparação, capacitação e acompanhamento, se prontificam a cuidar da criança afastada do convívio de sua família biológica, até que ela retorne a sua família de origem, encaminhada para adoção.