Cotidiano
Escritora lança livros para bebês em Itajaí
Projeto foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí; autora acumula diversos prêmios em seu currículo
A escritora e atriz Caroline Carvalho lançou nesta segunda-feira (25) duas obras de literatura para bebês. Os livros “Vento” e “Chuva” contam com ilustrações de Guilherme Karsten e foram editados pelo selo Alebebê, da Editora Aletria. O lançamento foi na manhã de hoje, no Centro de Educação Infantil (CEI) Nilton de Andrade, no bairro Itaipava, junto dos bebês, como forma de incentivar o contato dos pequenos com a literatura.
Nas duas narrativas, a escritora apresenta recortes de seus registros junto de seus filhos quando ainda eram bebês. Trata-se do encontro dos bebês com os elementos naturais, o vento e a chuva.
“O objetivo dos livros é dar espaço para que os bebês descubram desde cedo que o vento e a chuva são parte deste organismo vivo que somos todos. Desta maneira, consigo dar educação estética aos bebês pensando em uma educação que olhe para o mundo em que estamos inseridos”, ressalta a escritora.
Os livros são resultado da pesquisa de doutorado da escritora, que investigou a relação dos bebês com a literatura e o teatro. Desta pesquisa nasceram as obras e um espetáculo teatral que tem estreia prevista para dezembro. Os livros foram contemplados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.
Sinopse
Deixe-se molhar pela chuva que cai lá fora ou ser acariciado pela liberdade do vento! Com palavras que ecoam como melodias suaves, o leitor será levado para um mundo onde a chuva e o vento ganham vida e o convidam para uma dança repleta de alegria e descobertas. Afinal, “vento” e “chuva” são uma celebração da beleza e da diversão que se pode encontrar nos dias chuvosos ou na simplicidade do vento.
A autora é escritora, atriz, contadora de histórias, mediadora, professora e mãe de gêmeos. Doutoranda em Educação pela UFPR, Caroline é professora do Departamento de Artes da FURB. Ela tem seis livros de literatura infantil publicados e suas obras receberam o Selo Altamente Recomendável pela FNLIJ, recebeu em 2021 o Selo Cátedra 10 da Unesco de melhor livro infantil e a indicação para Melhor Texto para a Infância pela AEILIJ. Em 2024, os livros Vento e Chuva foram selecionados para a FLIP – Festa Literária de Paraty.