Cotidiano
Está estressado, vá pescar
Navegantes tem um pesqueiro no Centro da cidade e ali, além de se dedicarem a um passatempo delicioso, muitos ainda levam comida para casa
Publicado em
Navegantes tem um pesqueiro no Centro da cidade e ali, além de se dedicarem a um passatempo delicioso, muitos ainda levam comida para casa
Por
Joca Baggio
Jorge Mendes é é uruguaio, mas está no Brasil há 35 anos e, em Navegantes, há 20. Chamado de Gringo pelos amigos e colegas de pescaria, ele trabaha na área de segurança, faz bicos domo pintor e pedreiro, mas o que gosta mesmo é de pescar. E seu ponto preferido é no Centro de Navegantes, atrás da Prefeitura e ao lado das balsas que fazem a travessia com a cidade de Itajaí.
O que poucos sabem é que, mesmo com os ferry boats fazendo inúmeras travessias diárias, navios cargueiros com seus potentes rebocadores entrando e saindo dos portos, e diversos outros tipos de embarcação se movendo pelas redondezas, dá peixe.
“Aqui é uma área de passagem e o peixe aqui é muito limpo. E além de levar um peixe bom e fresco para casa, não tem programa melhor para combater o stress do dia a dia”, conta Jorge.
E melhor do que está agora, segundo o pescador, vai ficar quando a Prefeitura cumprir a promessa de reformar o trapiche onde Jorge e inúmeros outros pescadores se aventuram sempre que as condições meteorológicas permitem. Jorge pesca de tarrafa, um apetrecho no qual tem grande destreza, ,mas tem pescador que pesca de caniço, linha de mão e até com jererê.