Cotidiano
Evento discutirá transição energética em Criciúma
Federação das Indústrias de SC organiza evento que acontecerá no dia 20 de agosto
A jornada da indústria energética rumo a descarbonização deve passar por um período de adaptação até que a matriz deixe de utilizar combustíveis fósseis. Para debater os desafios a serem enfrentados na direção de emissões líquidas zero, a Federação das Indústrias de SC (FIESC), está organizando o evento Radar Pocket-Descarbonização, no dia 20 de agosto.
O evento acontece na Associação Comercial e Industrial de Criciúma (Acic), onde serão discutidas as necessidades de implementação de políticas públicas estaduais para fomentar a transição e como atender a necessidade de atender as necessidades da redução de emissores da atual matriz energética de Santa Catarina.
“Um dos debates centrais do evento é a estratégia a ser adotada neste momento em que combustíveis fósseis e verdes vão coexistir, na caminhada para uma transição energética justa”, destaca o secretário de Meio Ambiente e da Economia Verde do estado, Guilherme Dallacosta.
O evento vai debater como as oportunidades de novos negócios para atender as demandas crescentes por soluções de energia verde e de eficiência energética na indústria. Também vai tratar do impacto dessa transição no setor industrial.
De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dos 200 GW de potência alcançados pelo Brasil, 84,25% são de fontes renováveis e 15,75% de fontes não renováveis (1% nuclear).