Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

EXCLUSIVO: Prefeitura ignora alerta sobre telha de má qualidade em obra do Mercado do Produtor de Tubarão

Cotidiano
EXCLUSIVO: Observatório Social aponta melhorias na obra do Mercado do Produtor
Foto: Reprodução/OBS Tubarão

Cotidiano

EXCLUSIVO: Prefeitura ignora alerta sobre telha de má qualidade em obra do Mercado do Produtor de Tubarão

Observatório Social entregou relatórios à prefeitura em maio, mas nenhuma resposta foi fornecida até o momento

Publicidade

O Observatório Social do Brasil (OSB) de Tubarão procurou a reportagem do portal SCTodoDia para fazer um apontamento sobre uma importante obra da cidade: o Mercado do Produtor. A observação é para o telhado previsto no projeto que será instalado no prédio. Segundo as avaliações, devido ao alto custo da obra, um material de melhor qualidade poderia ser usado no local.

O Observatório Social tem como uma de suas prática realizar visitas nas obras das cidade, justamente com o intuito de melhorar a eficiência da gestão pública, sugerindo melhorias e apontando soluções. No caso do Mercado do Produtor, o que foi observado, é que o projeto prevê a instalação de um telhado de zinco, material que não possui um bom isolamento térmico, nem acústico, além de ser menos duradouro já que apresenta goteiras em pouco tempo de uso.

A avaliação promovida pelo Observatório contou com o auxílio de um engenheiro e um relatório técnico foi produzido, inclusive sugerindo outro tipo de telhado como solução e suas respectivas vantagens. O relatório apresenta a telha térmica tipo sanduíche como alternativa, e é justificada por possuir mais resistência mecânica, maior cobertura e vedação, ser mais resistente a fortes ventos, ter montagem e instalação mais rápida, além do melhor isolamento acústico e térmico, dentre outros quesitos.

Sem resposta desde maio

O relatório foi produzido e enviado ao secretário de Infraestrutura de Tubarão, Guilherme Daufenback, no dia 29 de maio, assim como foi entregue pessoalmente ao prefeito Jairo Cascaes (PSD) no dia 31 do mesmo mês, e também a Celso Heidemann, Diretor Executivo da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), também no mesmo dia. No entanto, até a presente data, nenhum tipo de resposta ao Observatório Social foi enviada.

Vale destacar que não existe nenhum tipo de irregularidade na Obra do Mercado do Produtor, e que inclusive, a empresa ganhadora da licitação, a L Construções, está nos prazos e foi elogiada pela qualidade dos serviços pelo Observatório. No entanto, já que o valor investido pelo município gira na casa dos R$ 2.620.000,00, um telhado de melhor qualidade poderia ser colocado, segundo o OSB.

“Constatamos que a obra está sendo muito bem feita. Porém, em uma das visitas, verificamos que o telhado previsto no projeto é o de material de zinco. Essa telha vai gerar goteiras, não tem proteção térmica e a acústica do ambiente fica ruim. É um equipamento que a cidade aguarda por tanto tempo, principalmente os produtores que lá estarão. Será difícil trabalhar, porque em qualquer chuva gera um ruído ensurdecedor e isso dificulta a conversa lá dentro, sem falar do aquecimento. Ali estarão produtos perecíveis que vão sofrer pelo calor gerado pela telha de zinco. A obra foi cara, e aí colocar um telhado inadequado não se justifica. É uma sugestão de melhoria”, destacou Isaac Ghizoni, presidente do Observatório Social de Tubarão.

A primeira visita do OSB no Mercado do Produtor foi no mês de abril, e depois retornaram ao local em julho.

Continue lendo
Topo