Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Federação presente no Sul de SC faz encerramento de ano em Tubarão

Cotidiano
Federação presente no Sul de SC faz encerramento de ano em Tubarão
Foto: Reprodução

Cotidiano

Federação presente no Sul de SC faz encerramento de ano em Tubarão

Representantes de associações filiadas receberam homenagens durante a confraternização

A Federação de Autorregulamentação, Socorro Mútuo e Benefícios dos Estados do Sul (FABSUL), promoveu na noite desta quinta-feira (7), uma assembleia e confraternização de encerramento de ano em Tubarão. Na ocasião, 120 pessoas, entre colaboradores e membros da diretoria, estiveram presentes no Sky7 Rooftop Bar, onde uma retrospectiva dos projetos de 2024 e futuros objetivos para 2025 foram apresentados.

Durante a confraternização, uma homenagem ao Núcleo de Ideação, composto pelos representantes das associações filiadas à FABSUL, também foi feita. Neste ano, a Federação seguiu com seu objetivo principal de preservar a segurança jurídica das Associações e Cooperativas.

Sem fins econômicos, mas com o compromisso de fortalecer o movimento associativista e suas relações com a sociedade, a FABSUL defendeu ao longo do ano a aprovação da lei que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguro, movimento que deve impulsionar associações veiculares, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

Ano de conquistas

Ao longo de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 519/18, que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista. Com isso, as associações veiculares dispõem de maior segurança jurídica para sua atuação em todo Brasil.

A FABSUL teve um papel fundamental na construção e na condução das ações para o alcance do objetivo tão importante para o segmento das Associações de Proteção Veicular e seus associados. Na figura da dra. Fabiana Sant’Anna, diretora jurídica da Federação, a entidade manteve diálogos com ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) defendendo a legalidade do mercado e falando sobre a importância de projetos que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados e as regulamentações de seguros e resseguros.

A operação de proteção patrimonial mutualista é destinada a garantir patrimônios de um grupo de pessoas contra riscos predeterminados, com custos repartidos entre os participantes por meio de rateio. O método é muito usado, por exemplo, por taxistas, que se associam para segurar seus automóveis sem precisar recorrer a seguradoras tradicionais. Devido a atuação de entidades como a FABSUL, cada vez mais empresas e condutores em geral vêm adquirindo as ferramentas de proteção veicular, garantindo segurança e tranquilidade na esfera familiar e patrimonial.

Continue lendo
Topo