Cotidiano
Fiscalização fecha farmácia clandestina em BC
O local produzia e comercializava hormônios e outros medicamentos sem prescrição médica
Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú, polícias Científica e Polícia Civil, Procon e conselhos regionais de Medicina (CRM-SC), Odontologia (CRO-SC) e Farmácia (CRF-SC) na quarta-feira (19) resultou no fechamento de uma farmácia clandestina em Balneário Camboriú.
Os fiscais identificaram a ausência de alvará da Vigilância Sanitária e constataram o armazenamento e a manipulação inadequada de medicamentos. Também ficou comprovada a prescrição de hormônios por profissionais não habilitados. A ação foi motivada por uma denúncia do CRO-SC, relacionada a prescrição ilegal de hormônios com o uso de receituário de dentistas.
Foram apreendidas as substâncias testosterona, progesterona, estradiol, ocitocina e tadalafila, que eram enviadas a pacientes de todo o Brasil. Segundo os funcionários da farmácia, os medicamentos eram enviados via Correios, sem o transporte adequado para substâncias que sofrem alterações conforme a temperatura.
O estabelecimento foi interditado e autuado por operar sem alvará sanitário, manipular medicamentos em ambiente inadequado, enviar medicamentos para outros estados sem transporte adequado e produzir hormônios sob prescrição de profissionais não habilitados.
O CRM-SC também constatou que os frascos dos medicamentos não continham informações obrigatórias, como CNPJ, endereço da empresa ou nome do responsável técnico.
Ainda no setor de entrega de medicamentos foram encontradas dezenas de exemplares de livros de um dentista já condenado judicialmente por exercício ilegal da profissão ao promover cursos de prescrição de hormônios.