Cotidiano
Florianópolis quer trazer policiais argentinos para atuarem no verão
Objetivo é estreitar laços e melhorar o atendimento à crescente presença de turistas argentinos e sul-americanos na capital
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, está em tratativas para trazer agentes de segurança de Buenos Aires, na Argentina, para reforçar a segurança da cidade durante a temporada de verão. O objetivo é implementar um intercâmbio que visa estreitar os laços entre os dois países e melhorar o atendimento à crescente presença de turistas argentinos e sul-americanos na capital catarinense.
Intercâmbio de segurança durante a alta temporada
Um ofício oficial foi enviado à Prefeitura de Buenos Aires nesta quarta-feira (27), formalizando o pedido. O pré-acordo foi articulado pelo prefeito Topázio Neto (PSD) em reunião recente com líderes argentinos. Durante o encontro, o prefeito confirmou a expectativa de um grande aumento no número de turistas argentinos em Florianópolis para a temporada 2024/2025.
Além da vinda de policiais argentinos, o acordo também prevê que agentes de segurança de Florianópolis possam ir para a Argentina no período de inverno, promovendo a troca de experiências e aprimoramento das práticas de segurança pública.
Histórico de cooperação entre Santa Catarina e Argentina
Embora a medida seja novidade para Florianópolis, o Governo de Santa Catarina já havia implementado um projeto similar no passado. Em 2020, um acordo de cooperação com a Província de Misiones permitiu a vinda de policiais argentinos para reforçar a segurança em Santa Catarina durante a alta temporada. A ideia é repetir esse modelo de sucesso, garantindo um atendimento mais eficaz à grande quantidade de turistas que visitam a cidade, especialmente os argentinos.