Cotidiano
Fuga de detento completa uma semana na capital
Detento estava sendo supervisionado por policiais durante uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) quando fugiu
A fuga de Adalberto da Silva Junior, detento da Penitenciária de Florianópolis, completa uma semana nesta quinta-feira (6), e o fugitivo, de 31 anos, ainda não foi encontrado. No dia 30 de janeiro, Silva Junior se soltou das algemas durante um atendimento médico e fugiu correndo pelas ruas da capital catarinense.
Fuga durante consulta médica
De acordo com a direção da penitenciária, o detento estava sendo supervisionado por policiais durante uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada fora dos portões da penitenciária. Após a consulta, Silva Junior conseguiu se desvencilhar das algemas com uma chave artesanal. Quando o policial percebeu a movimentação, tentou impedir a fuga, mas o detento entrou em luta corporal com o agente e pulou o muro da UBS.
Rastreamento e buscas intensificadas
O detento fugido entrou no manguezal do Itacorubi, na região próxima à Avenida da Saudade, onde conseguiu despistar o policial. Após a fuga, viaturas da Polícia Militar (PM) e da Polícia Penal cercaram as áreas da Avenida da Saudade e da Beira-Mar Norte, ao redor do mangue. Helicópteros também foram mobilizados para sobrevoar a região, além de cães farejadores, no intuito de localizar Silva Junior.
Investigações e apuração da fuga
A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SAP) informou que instaurou um procedimento interno para apurar a fuga e que as buscas continuam sendo realizadas em áreas monitoradas e mapeadas pelo setor de inteligência da Polícia Penal. No entanto, não foram divulgados detalhes sobre os locais exatos ou os métodos empregados nas buscas.
Passagens criminais do fugitivo
Adalberto da Silva Junior tem passagens criminais por porte ilegal de arma, furto e roubo. A captura dele continua sendo uma prioridade para as autoridades.