Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Furtos comprometem abastecimento de água no Norte da Ilha

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 18 At 07.45.59

Cotidiano

Furtos comprometem abastecimento de água no Norte da Ilha

Só no mês de dezembro a companhia registrou 19 furtos em estações de tratamento, oficinas e poços

A segurança do abastecimento de água no Norte da Ilha, em Florianópolis, está sendo seriamente prejudicada por furtos e atos de vandalismo em unidades da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Apenas no mês de dezembro, a companhia registrou 19 furtos em estações de tratamento, oficinas e poços, o que resultou em um impacto direto no fornecimento de água para diversas localidades da região, incluindo Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Praia Brava, Santo Antônio de Lisboa e Rio Vermelho.

A maioria dos crimes está relacionada ao roubo de cabos elétricos, que comprometem a operação dos sistemas responsáveis pela produção e distribuição de água. Devido aos danos causados, a Casan precisou registrar boletins de ocorrência (BO) junto à Polícia Civil para apurar os casos e buscar responsabilização dos envolvidos.

Prejuízos para o abastecimento de água

De acordo com a Casan, os furtos têm causado uma redução significativa na capacidade de produção de água, o que, por sua vez, diminui a pressão em pontos mais altos ou nos finais das redes de distribuição. Esse problema é especialmente crítico durante períodos de maior consumo, quando a demanda por água aumenta, como em épocas de calor intenso e férias.

A companhia alertou que a falta de segurança nas instalações afeta diretamente a qualidade e continuidade do serviço prestado à população. A Casan também fez um apelo às autoridades e à população para reforçar a segurança nas áreas afetadas e evitar novos danos à infraestrutura.

Ação policial e busca por soluções

Além de registrar os Boletins de Ocorrência, a Casan está colaborando com a Polícia Civil para identificar e punir os responsáveis pelos furtos e vandalismos. A companhia enfatiza que a proteção das unidades de tratamento e distribuição de água é essencial para garantir o fornecimento regular e sem interrupções aos moradores da região.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo