Cotidiano
Gastronomia de Itajaí não perde pra lugar nenhum
O portal SC Todo Dia elencou cinco opções imperdíveis na cidade, mas isso não quer dizer que não hajam muitas outras

Com menus e valores diversos, os restaurantes que compõem o roteiro gastronômico de Itajaí são os queridinhos da população local que aprecia uma boa gastronomia. Despertam a atenção também daqueles que vêm de fora e que, depois que conhecem as iguarias oferecidas por essas casas, fazem questão de repetir sempre que vêm à cidade. Inclusive, muitos deles têm notas máximas em plataformas de viagens, com base nas avaliações dos clientes.
O inconfundível sabor do Uruguai
O melhor restaurante de Itajaí, segundo a premiação Travelers’ Choice do TripAdvisor 2023/2024, fica “escondido” no coração da cidade, na rua Camboriú. O pátio La Lija despontou como uma casa de vinhos e hoje é referência em parrilla, o tradicional churrasco uruguaio. O restaurante tem cinco estrelas na plataforma de viagens, e é o número um, entre as 560 opções gastronômicas cadastradas em Itajaí, além de estar entre 10% dos melhores restaurantes do mundo.
A brasa é comandada por Luiz Bauels e os vinhos ficam por conta da sommelière Gesica Muniz. O casal de sócios lançou a empreitada em 2021, querendo criar um ambiente acolhedor, onde as pessoas pudessem se reunir em torno da comida. Mas o atendimento é outro dos carros chefes da casa.
Pedaço da França em Cabeçudas
Com 40 anos de tradição, o Chez Raymond, Casa Raimundo, traduzido do francês, é um dos restaurantes mais concorridos do Litoral Norte de Santa Catarina. Imortalizado pelo chef Raimundo Pletz, que dá o nome a casa, o espaço é administrado hoje pelos seus filhos, Fábio e Sabine, que mantêm tudo exatamente como era no tempo de seu pai à frente dos negócios.
A cozinha internacional do menu do Chez Raymond é baseada na culinária francesa clássica, explorando desde os frutos do mar, carnes, massas, até clássicas preparações francesas a exemplo magret de canard e do foie gras. A arquitetura de uma casa austríaca incrustada no morro de Cabeçudas, na segunda quadra do mar, imprime um charme adicional, sem contar o serviço impecável da casa. Sem sombra de dúvidas, o Chez Raymond é um pedacinho da França em território peixeiro.
Fusion cuisine na Marina Itajaí
O Zephyr Seafood & Nikkei marca presença no cenário gastronômico não apenas de Itajaí, mas da região Sul. O espaço, inserido no complexo da Marina Itajaí e de frente para a Baía Afonso Wippel, que é um dos principais cartões postais da cidade, celebra a fusão de duas culturas culinárias distintas: a cozinha do mar e a culinária Nikkei. Ou seja, traz a harmonização da tradição japonesa com ingredientes da América Latina.
Desde o início de suas atividades, em 2015, o Zephyr tem conquistado o paladar e o coração dos visitantes da Marina Itajaí. O chef de cuisine Gabriel Muniz e o chef sushi são os responsáveis por criar cada prato como uma obra-prima de sabores, seguindo os conceitos da culinária internacional, abrangendo duas vertentes: a Nikkei e a contemporânea. A coquetelaria autoral e a carta de vinhos com mais de 80 rótulos proporcionam uma experiência completa aos apreciadores da alta gastronomia.
Clássica gastronomia japonesa
O Kawamura Koi abriu suas portas em dezembro do ano passado com a proposta de fazer com que os clientes se sintam nos restaurantes clássicos e familiares do Japão, oferecendo uma experiência gastronômica única. Entre os destaques estão os ingredientes premium, pratos quentes tradicionais e o chá da casa. Seguindo o estilo de alguns restaurantes familiares no Japão, o cardápio não dispõe de bebidas alcoólicas.
A ideia do Kawamura Koi surgiu em um restaurante no meio do Rio Negro, no coração da Amazônia. Cercados pela natureza e pela culinária japonesa autêntica, o empresário Rodrigo Frota e o chef Nelson Kawamura sonharam em criar um espaço que unisse gastronomia, amizade e a família em Itajaí. Tanto Frota como Kawamura são naturais de Manaus.
A dica para quem visitar o restaurante é chegar sem hora para ir embora, já que a proposta é saborear cada prato com calma e aproveitar a experiência ao máximo. O ambiente é intimista e acomoda até 50 pessoas, na Beira Rio de Itajaí.
Sofistição e elegancia na Brava
O hotel Villa d’Ozio, localizado em frente à praia Brava de Itajaí, acaba de ser reconhecido com a prestigiada chancela ‘Circuito Elegante’, que certifica empreendimentos voltados a oferecer serviços de luxo e experiências personalizadas. Essa conquista reflete a crescente demanda por hospedagens que vão além da tradicional estadia, buscando surpreender os hóspedes com momentos exclusivos.
O restaurante do Villa d’Ozio está incluído nesse contexto. Aberto ao público mediante reservas, oferecem experiências gastronômicas em café da manhã, almoço e jantar que extrapolam todo e qualquer limite do convencional com sabores e texturas únicas. É a mescla da culinária catarinense com a mediterrânea, que se conecta com o Sul do país em razão da colonização.