Cotidiano
Governo amplia cota da pesca da tainha em SC
A mudança passa a valer com a publicação oficial da medida e altera os limites estabelecidos pela Portaria Interministerial
O Ministério da Pesca e Aquicultura anunciou, nesta sexta-feira (4), o aumento da cota de captura da tainha na modalidade de arrasto de praia. A decisão, tomada após reunião do Grupo de Trabalho da Tainha, acrescenta 100 toneladas à cota destinada a pescadores que atuam principalmente em Santa Catarina.
A mudança passa a valer com a publicação oficial da medida e altera os limites estabelecidos pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, de fevereiro de 2025. Antes, o volume permitido para a safra atual era de 1,1 mil toneladas; com o novo acréscimo, a cota total da modalidade sobe para 1,2 mil toneladas.
Segundo dados do Painel de Monitoramento da Temporada de Pesca da Tainha, até a noite de sexta-feira, já haviam sido capturadas 898,27 toneladas na modalidade de arrasto de praia. O aumento da cota busca atender à demanda dos pescadores artesanais e ao bom desempenho da safra.