Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Governo de SC subdelegará aeroportos a municípios

Cotidiano
Image 2025 02 21T073629.347
Foto: Divulgação

Cotidiano

Governo de SC subdelegará aeroportos a municípios

Medida faz parte da estratégia do Estado para expandir a aviação regional e melhorar a infraestrutura aérea das regiões Norte e Oeste de Santa Catarina

O governo de Santa Catarina anunciou, nesta semana, a subdelegação da administração dos aeroportos de Rio Negrinho e Pinhalzinho para as gestões municipais. A medida faz parte da estratégia do Estado para expandir a aviação regional e melhorar a infraestrutura aérea das regiões Norte e Oeste de Santa Catarina. Até o fim de 2025, o aeroporto de Forquilhinha também deve ser transferido para a gestão municipal.

Investimentos em infraestrutura

No Norte do Estado, o Aeroporto de Rio Negrinho, agora sob a responsabilidade da prefeitura local, contará com um investimento de R$ 4,7 milhões. Já no Oeste, o Aeroporto de Pinhalzinho, que também será administrado pela prefeitura, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para a construção de uma nova pista, um projeto que foi anunciado no início de 2024.

Expansão da aviação regional

De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, a subdelegação dos aeroportos municipais faz parte de uma estratégia consolidada para fomentar a aviação regional. “Esses aeroportos são os últimos a serem transferidos para as prefeituras, o que é fundamental para estimular o desenvolvimento da aviação em Santa Catarina”, afirmou Martins.

Privatizações e concessões

O secretário também revelou que o Aeroporto de Jaguaruna está em processo de privatização e que o Aeroporto de Correia Pinto será incluído em uma concessão à iniciativa privada. A medida visa aprimorar a gestão e a operação dessas infraestruturas, garantindo maior eficiência e crescimento para o setor aéreo no Estado.

Continue lendo
Topo