Cotidiano
Greve da Celesc tem 95% de adesão e afeta atendimento
Apenas atendimentos emergenciais estão sendo realizados
Funcionários das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), estão em greve desde a manhã desta segunda-feira (12). A greve está mobilizando todo estado, na região sul a adesão é de 95% dos funcionários. As negociações com a diretoria para manter o direito de participação nos lucros vem se estendendo a mais de oito meses.
“O principal motivo desta greve é a participação nos lucros e resultados, mais especificamente no que diz respeito à forma de distribuição dos lucros”, ressaltou o dirigente sindical dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica do sul de Santa Catarina, Cleber Borges da Silva.
A empresa que administra a distribuidora de energia quer distribuir os lucros de acordo com o salário, fazendo com que os colaboradores que recebem mais terão uma participação maior nos lucros. Mudando um acordo feito há mais de 20 anos atrás.
“Nós precisamos que a diretoria entenda e respeite o direito que foi construído durante 20 anos, é muito importante a gente deixar claro que estamos brigando para manter algo que já temos”, afirmou o dirigente sindical.
Atualmente, somente as ocorrências emergenciais estão funcionando normalmente, já serviços como o atendimento nas lojas não estão funcionando.