Cotidiano
Gurufim de Arlindo Cruz reúne fãs e amigos no Império
Velório em formato de gurufim segue até a manhã deste domingo na quadra do Império Serrano e é aberto ao público
O velório do cantor e compositor Arlindo Cruz, de 66 anos, começou na noite deste sábado (9) na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, no Rio de Janeiro. A cerimônia, aberta ao público, segue até às 10h de domingo (10) no formato de gurufim, com batuques de atabaques, cantos de candomblé e todos vestidos de branco, conforme pedido da família.
A despedida teve início às 18h, após um momento reservado para familiares e amigos próximos. Entre os presentes, nomes como Zeca Pagodinho, que se emocionou ao lembrar da amizade de décadas com o sambista. “É muita vida juntos… Ele é padrinho do meu filho”, disse.
Arlindinho, filho de Arlindo, falou sobre a luta do pai nos últimos anos. “Achei que seria mais fácil, porque ele vinha mal. Mas ele lutou até o fim, foi um ensinamento até na hora de partir”, declarou.
Arlindo Cruz estava internado desde abril no Hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio. Desde 2017, quando sofreu um AVC hemorrágico, enfrentava sequelas e complicações de saúde. A morte, confirmada na sexta-feira (8) pela esposa, Babi Cruz, foi causada por falência múltipla dos órgãos.
A homenagem conta ainda com a presença da bateria do Império Serrano, escola pela qual Arlindo tinha profunda ligação, marcando uma despedida que mistura luto, música e celebração da vida do sambista.