Cotidiano
Hospital de Brusque realiza primeira neurocirurgia pediátrica em bebê de 10 meses
O procedimento envolveu uma equipe composta por dois neurocirurgiões, anestesista, um instrumentador e mais dois circulantes que compõem o corpo clínico do Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque
O IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque realizou com sucesso sua primeira neurocirurgia em uma criança. O paciente, de apenas 10 meses, morador de Florianópolis, foi operado no dia 25 de julho e recebeu alta nesta semana. O procedimento cirúrgico foi e durou cerca de duas horas.
O garotinho foi diagnosticado com Cranioestenose do tipo Trigonocefalia, uma anomalia congênita que causa o crescimento anormal do crânio a partir da união precoce da sutura metópica, que é responsável por unir a placa craniana frontal. A cirurgia foi conduzida pelo neurocirurgião Willian Costa Baía Júnior, que explicou que a operação envolveu uma equipe composta por dois neurocirurgiões, anestesista, um instrumentador e mais dois circulantes.
“A Cranioestenose do tipo Trigonocefalia se apresenta quando as suturas, que são aqueles espaços entre um osso e outro no crânio de um bebê, se fecham antes do período previsto. Aí o bebê cresce e o crânio vai ficando mal formado”, detalhou o médico. Para a realização da cirurgia, a família da criança organizou uma campanha de arrecadação de doações.
A direção do hospital considera a realização da primeira neurocirurgia infantil um marco importante, que demonstra o compromisso em oferecer cuidados de alta qualidade e impactar positivamente a vida das pessoas. “Este é apenas o começo de muitos outros avanços que estamos em fase de implantação”, completa o presidente do IMAS, Walmiro Charão Junior.