Cotidiano
Igreja de SC está entre as 100 em situação precária
Edificação religiosa está classificada como estando em “condição ruim”, com a última fiscalização realizada em 6 de agosto de 2024
Santa Catarina tem uma igreja na lista das 100 edificações religiosas que enfrentam condições precárias de conservação no Brasil. A Igreja São Judas Tadeu, localizada na cidade de Vargem, na Serra catarinense, é a única da região a figurar no levantamento divulgado pelo Portal Metrópoles, com base nos dados do Relatório de Bens Materiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edificação religiosa está classificada como estando em “condição ruim”, com a última fiscalização realizada em 6 de agosto de 2024.
A situação da igreja em Vargem ganhou destaque após o trágico acidente na Igreja de São Francisco, em Salvador (BA), ocorrido no dia 5 de fevereiro, quando o teto da igreja desabou, resultando na morte de uma pessoa. O incidente gerou discussões sobre a preservação do patrimônio histórico e a necessidade urgente de manutenção e restauração de igrejas em todo o país.
Além de Santa Catarina, o estado que mais aparece na lista de igrejas em estado “ruim” ou “péssimo” é Minas Gerais, com 30 edificações históricas situadas em cidades turísticas como Mariana, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas. Muitas dessas igrejas, que incluem exemplares do estilo rococó, preservam o melhor da arte colonial brasileira.