Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Igreja de SC está entre as 100 em situação precária

Cotidiano
Image 2025 02 11T071513.722

Cotidiano

Igreja de SC está entre as 100 em situação precária

Edificação religiosa está classificada como estando em “condição ruim”, com a última fiscalização realizada em 6 de agosto de 2024

Santa Catarina tem uma igreja na lista das 100 edificações religiosas que enfrentam condições precárias de conservação no Brasil. A Igreja São Judas Tadeu, localizada na cidade de Vargem, na Serra catarinense, é a única da região a figurar no levantamento divulgado pelo Portal Metrópoles, com base nos dados do Relatório de Bens Materiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edificação religiosa está classificada como estando em “condição ruim”, com a última fiscalização realizada em 6 de agosto de 2024.

A situação da igreja em Vargem ganhou destaque após o trágico acidente na Igreja de São Francisco, em Salvador (BA), ocorrido no dia 5 de fevereiro, quando o teto da igreja desabou, resultando na morte de uma pessoa. O incidente gerou discussões sobre a preservação do patrimônio histórico e a necessidade urgente de manutenção e restauração de igrejas em todo o país.

Além de Santa Catarina, o estado que mais aparece na lista de igrejas em estado “ruim” ou “péssimo” é Minas Gerais, com 30 edificações históricas situadas em cidades turísticas como Mariana, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas. Muitas dessas igrejas, que incluem exemplares do estilo rococó, preservam o melhor da arte colonial brasileira.

 

Continue lendo
Topo