Cotidiano
Inclusão Digital: Idosos aprendem a usar smartphones
A Prefeitura de São José deu início, nesta segunda-feira (10), às novas turmas do projeto Inclusão Digital, beneficiando cerca de 50 idosos
A Prefeitura de São José deu início, nesta segunda-feira (10), às novas turmas do projeto Inclusão Digital, beneficiando cerca de 50 idosos. Durante o curso, os participantes aprenderão a utilizar funções básicas do smartphone, como segurança digital, aplicativos essenciais e geolocalização. As aulas acontecem duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino, totalizando 36 horas de aprendizado ao longo de seis semanas.
Criado pela Fundação Educacional Municipal (Fundesj), o projeto faz parte do Plano de Governo do Município de São José, com foco na redução das desigualdades sociais e na inclusão digital da população idosa. Segundo a superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger, a iniciativa facilita o acesso a serviços e melhora a interação social dos participantes. As aulas são realizadas no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Praia Comprida, e no Centro Universitário Estácio, em Barreiros.
O programa teve início em 2022 como um projeto piloto para validar a metodologia de ensino, com oficinas presenciais e certificação dos alunos. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2023 foi ampliado para outras faixas etárias e mais bairros, beneficiando um número maior de pessoas.
Neste ano, o Inclusão Digital conta com o apoio do Banco do Brasil e da Estácio de Santa Catarina, além do Cati, e tem como meta atender mais de 800 alunos. A moradora de Forquilhas, Maria Aparecida Soares Ferreira, foi uma das primeiras a garantir sua vaga e destacou a empolgação com a oportunidade de aprender e se conectar com o mundo digital.