Cotidiano
Instituto FUCAP está com novo projeto social
Inscrições para o Horizonte Vocacional podem ser feitas até a sexta-feira (21)

Por
Matheus Machado

O Instituto FUCAP, localizado em Capivari de Baixo e que faz parte do Centro Universitário UNIVINTE – FUCAP, abrange vários projetos que visam apoiar desde as prefeituras nas áreas de governança, como também dar atenção à comunidade com atividades sociais.
Comece uma carreira
Atualmente o projeto Horizonte Vocacional está em execução e com inscrições abertas. O objetivo do projeto é direcionar a perspectiva profissional do adolescente e tem como público-alvo, jovens de 15 a 17 anos. A inscrição segue aberta até a sexta-feira (21) e podem ser feitas clicando aquiou presencialmente na sede em Capivari de Baixo, no bairro Santo André.
O projeto é aprovado pelo Conselho da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina e é financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Outros projetos
De acordo com a Coordenadora de Projeto Sociais do Instituto FUCAP, Camila Guimarães, outros projetos que envolvem capacitações na área de educação também são desenvolvidos em municípios da região. “Também tem o viés social pois atende crianças que possuem algum diagnóstico de carência, deficiência ou transtorno neuropsicológico, que é a questão do autismo, TDAH, dislexia e etc. Tem uma frente formulada para atender tanto os profissionais de educação, a gestão e os familiares, com cartilhas e materiais informativos”, explicou a coordenadora.
Cultura
Já na área da cultura, existe a Orquestra Sinfônica UNIVINTE FUCAP, que atende cerca de 46 músicos, além do coordenador, professor de música e maestro. “São projetos com uma gama de pessoas sendo atendidas e acolhidas pelo instituto. Isso transforma a realidade da região.
Várias cidades da Amurel e Amrec, Grande Florianópolis e até cidades fora de SC são atendidas pelos projetos do instituto.
O portal SCTodoDia conversou com a Coordenadora de Projeto Sociais do Instituto FUCAP, Camila Guimarães, e também com a Diretora do instituto, Enedina Rodrigues.
O início do Instituto
A diretora da instituição, Enedina Rodrigues, comentou sobre a origem do projeto, que nasceu em 2022. “Ele é filantrópico e começamos a trabalhar com concurso público e capacitações para professores. Para que chegássemos nos projetos sociais, primeiro deveríamos ter algum lucro para poder contratar pessoas capacitadas. O instituto já vinha com essa bagagem, de poder trabalhar com o social, para ajudar a comunidade, as prefeituras. Fazemos algo que a universidade não faz, ela cuida da educação e o Instituto FUCAP abrange as necessidades”, explicou a diretora.
O feedback da comunidade
Enedina destacou que se sente privilegiada em poder fazer o trabalho junto à comunidade e observar a evolução das pessoas que passam pelos projetos do instituto. “Trabalho com o social há muito tempo em projetos sociais e encontrei FUCAP para realizar mais projetos. O projeto abrange tudo, inclusive temos uma iniciativa onde usuários de drogas são retirados das ruas, levados para uma comunidade terapêutica e após serem internados trazemos eles para o comércio, reinserindo eles no trabalho. Me sinto muito feliz de poder fazer algo para o ser humano, me sinto realizada em ver alguém sair do fundo do poço e ver a vida dele ser transformada”, ressaltou Rodrigues.
Nova parceria
O município de Pescaria Brava, através do prefeito Henrique Castro, será um dos primeiros parceiros do projeto de resgate de usuários de drogas nas ruas e fazer o encaminhamento a comunidades terapêuticas, como destacado pela diretora do Instituto FUCAP, Enedina Rodrigues.
Entrevista completa
Camila Guimarães e Enedina Rodrigues concederam uma entrevista ao programa Hora da Cidade com Ronaldo Sant’Anna nesta segunda-feira (17). Para conferir na íntegra, assista o conteúdo no YouTube da Rádio Cidade clicando aqui.