Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Jovens bailarinos iniciam jornada profissional

Cotidiano
Jovens Bailarinos Iniciam Jornada Profissional
Fotos: Thiago França/Divulgação

Cotidiano

Jovens bailarinos iniciam jornada profissional

O Corpo de Baile de Itajaí prepara adolescentes para o mercado da dança com formação técnica gratuita e completa

ITAJAI

Entre pliés, alongamentos e ensaios intensos, 25 jovens bailarinos iniciaram em abril uma nova etapa em suas trajetórias artísticas: a formação técnica do Corpo de Baile de Itajaí. O projeto, realizado pelo Hama Espaço Artístico com incentivo do Governo de Santa Catarina, promove uma preparação gratuita voltada à profissionalização na dança, com carga horária total de 800 horas até dezembro deste ano.

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da tarde, no Hama Espaço Artístico, e reúnem adolescentes e jovens de 12 a 24 anos já familiarizados com o ballet clássico. A proposta vai além da prática de dança e inclui uma formação multidisciplinar, com disciplinas como anatomia, fisiologia, dramaturgia, história da arte, dança contemporânea, jazz, musicalização e teoria da dança.

“Este começo é de ajustes e adaptações, tanto na rotina deles quanto do ponto de vista físico”, afirma Hantiêla Salerno, idealizadora e diretora do projeto. Segundo ela, a iniciativa busca não apenas formar bailarinos tecnicamente competentes, mas artistas completos, preparados para os desafios do cenário profissional.

Logo no primeiro mês, os participantes foram introduzidos à grade curricular completa, e a rotina intensa já começou a moldar não apenas os corpos, mas também o comprometimento e o foco dos jovens. Em alguns dias, a carga horária chega a quatro horas de atividades práticas e teóricas.

Lívia Moraes, de 12 anos, é uma das mais jovens integrantes do grupo. Com brilho nos olhos, ela relata a alegria de participar do projeto. “Estudo de manhã, almoço e logo depois venho para cá. É uma formação muito completa e tenho certeza de que minha dedicação valerá a pena”, diz a jovem, que sonha em integrar uma companhia internacional.

Já para Luiza Emanueli Rodrigues, de 16 anos, a experiência está superando expectativas. “Antes das aulas começarem, eu tinha receio de uma competição acirrada entre os participantes. Mas está sendo o contrário: o grupo é muito unido e existe uma troca muito saudável entre nós. É uma oportunidade única de ir além”, destaca.

Transformação pela arte

O Corpo de Baile de Itajaí é uma realização viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e apoio das empresas Havan e Usimetal. A proposta tem como base o método cubano de ballet, reconhecido por sua exigência técnica e formação sólida, e aposta na arte como ferramenta de transformação social.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo