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Cotidiano
Lei facilita competição entre táxis e carros de app
A medida, de autoria do vereador João Cobalchini, altera regras sobre a idade e o tipo de veículo permitido para prestar o serviço de táxi na cidade
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Uma nova lei aprovada na Câmara de Vereadores de Florianópolis busca aumentar a competitividade dos táxis em relação aos transportes por aplicativos, como o Uber. A medida, de autoria do vereador João Cobalchini, altera regras sobre a idade e o tipo de veículo permitido para prestar o serviço de táxi na cidade.
Principais mudanças
- Aumento do tempo de uso do veículo: O tempo de fabricação dos carros aptos a rodar como táxi foi ampliado de 8 para 10 anos. Essa mudança visa equiparar os táxis com os veículos usados pelos aplicativos, que podem ter até 10 anos de fabricação.
- Ano de modelo ao invés de fabricação: A lei também passa a considerar o ano de modelo e não apenas o ano de fabricação para definir a validade dos veículos.
- Inclusão de carros utilitários e caminhonetes: Agora, táxis podem ser utilitários e caminhonetes, o que traz benefícios como maior acessibilidade para cadeirantes, já que esses veículos oferecem mais espaço para acomodar cadeiras de rodas.
Outras medidas
- A lei também estabelece que a Prefeitura de Florianópolis deve manter convênios com entidades públicas ou privadas, cooperativas ou sindicatos de taxistas para apoiar a renovação de cadastros, licenças, crachás e autorizações. Isso tem o objetivo de aumentar a fiscalização e melhorar o serviço de táxi na cidade.
Com essas mudanças, a legislação busca tornar o serviço de táxi mais competitivo e eficiente, atendendo melhor à demanda e enfrentando a concorrência dos aplicativos de transporte.