Cotidiano
Licença destrava obra na Serra do Faxinal
Governo confirma retomada das obras na Serra do Faxinal. Licença ambiental destrava projeto e trabalhos seguem em ritmo acelerado
Em entrevista concedida durante a sétima edição do Coletiva Acaert, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, confirmou a retomada das obras da Serra do Faxinal, em Praia Grande. A pavimentação do trecho, que é um dos principais cartões-postais do Sul catarinense, já está em andamento e deve seguir em ritmo acelerado.
De acordo com o secretário, impasses ambientais vinham impedindo o avanço da obra, mas a situação foi resolvida. “A Serra do Faxinal, esse cartão-postal que nós temos, é ligação com o Rio Grande do Sul, se eu não me engano é Cambará do Sul. Nós temos implantação de pavimento, pavimento em concreto. Realmente tivemos uma série de problemas ambientais, que não tinham licença, não podia tocar.”
Comper explicou que a empresa contratada se recusava a iniciar os trabalhos sem a devida licença ambiental, por receio de prejuízo, o que foi considerado “compreensível” pelo governo. “A empresa de forma alguma ia tocar, porque investir para perder dinheiro, ninguém quer, e concordo com a empresa. Só vai executar se tiver a licença ambiental, tudo certinho.”
A obra da Serra do Faxinal é parte do programa Estrada Boa, principal iniciativa da atual gestão estadual na área de infraestrutura. Com investimentos que superam R$ 3,5 bilhões, o programa contempla mais de 60 obras em todas as regiões do estado. “Na próxima sexta-feira, eu e o Vicelar vamos estar lá junto com a equipe, fiscalizando, ver como é que está o andamento da obra.”
A Serra do Faxinal é considerada estratégica para o turismo e a logística regional, conectando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul pela rota que dá acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra, um dos principais destinos turísticos da região Sul do Brasil.