Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Medicina canabinoide: saiba mais sobre a especialidade

Cotidiano
Medicina Canabinoide 13b 850x560 1
Imagem: Ilustração

Cotidiano

Medicina canabinoide: saiba mais sobre a especialidade

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, a médica Paula Escobar esclarece algumas questões sobre o tema

A Medicina Canabinoide é uma especialidade médica que utiliza canabinoides, substâncias encontradas na planta de cannabis, para tratar diversas condições de saúde. Essa área de estudo explora o potencial terapêutico dos canabinoides, como o CBD e o THC, no tratamento de dor crônica, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, autismo, epilepsia e até mesmo doenças neurodegenerativas.

A obtenção é permitida no Brasil, mas não basta ter vontade de experimentar esse tipo de tratamento. Para garantir o acesso, o paciente precisa seguir os passos estabelecidos pela Anvisa.

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, a médica Paula Escobar, que estuda a medicina canabinoide esclarece algumas questões sobre o tema.

Atuação do óleo e a maconha

Com relação a atuação do óleo da cannabis e a maconha, a médica explica que a diferença entre os dois está na dosagem. “O óleo é utilizado para fins medicinais e possui uma dosagem determinada dos compostos canabinoides em cada gota, onde a pessoa sabe exatamente o que está ingerindo. Por outro lado, um cigarro de maconha, considerado como uma droga “recreativa”, acaba tendo excesso desses canabinóides, onde o indivíduo pode ultrapassar o seu limite. Com isso, enquanto ele deveria servir para a melhora da ansiedade, isso piora e a pessoa acaba ficando mais ansiosa. Nas primeiras tragadas acalma, atingindo o nível ideal de canabinóis, mas passando daquele ponto, piora todas as condições”, informa. E completa. “O ato de fumar libera o CO2, que mata os neurônios. Então, não é a maconha que mata os neurônios, mas sim a fumaça”.

Contraindicações e efeitos colaterais

Para pacientes com problemas graves de fígado, esquizofrênicos e problemas cardíacos a medicação não é recomendada. Boca seca, tontura, sonolência, diarreia são alguns efeitos colaterais. Ainda segundo ela, a percepção de melhora do problema pode ser vista em até dois meses.

Como obter e valores

Para quem já pensou em incluir um produto derivado de cannabis no tratamento de uma patologia ou condição de saúde, a médica informa que para garantir o acesso, a principal forma continua sendo a importação, em farmácias, mediante a receita médica, ou por meio de associações que servem para facilitar o acesso de pacientes.

O valor varia de R$200,00 até R$1.200,00.

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo