Cotidiano
Metade de SC já aderiu ao “Pet Levado a Sério”
Programa prevê 90 mil castrações de cães e gatos até 2026, com R$ 18 milhões em investimentos
Até o momento, 156 dos 281 municípios catarinenses elegíveis se inscreveram no “Pet Levado a Sério”, considerado o maior programa de castração de cães e gatos do país. A iniciativa, lançada pelo governador Jorginho Mello por meio da Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (SEMAE), recebe inscrições até 25 de agosto.
Voltado a cidades com até 100 mil habitantes, o projeto busca promover o bem-estar animal e controlar a população de cães e gatos por meio da castração, reduzindo casos de abandono e maus-tratos. Os municípios interessados devem se inscrever no site oficial da SEMAE. Após a adesão, será firmado convênio simplificado com o Estado para execução local das ações.
O programa prevê R$ 18 milhões em investimentos até 2026 para a realização de 90 mil castrações em 281 municípios, abrangendo 95% do território catarinense. Além dos procedimentos, as prefeituras receberão capacitação técnica e apoio para implementar campanhas de guarda responsável e treinar agentes públicos.
Segundo o secretário da SEMAE, Emerson Stein, a iniciativa vai além do repasse de recursos. “Queremos fortalecer as políticas públicas de saúde animal, especialmente nos municípios que ainda não têm experiência na área”, afirmou.
A diretora de Bem-Estar Animal da pasta, Fabrícia Rosa Costa, destacou que a medida também contribui para a saúde pública. “Controlar a população de animais reduz riscos de zoonoses e problemas relacionados à presença de cães e gatos nas vias públicas”, explicou.
