Cotidiano
Missão China impulsiona investimentos para Laguna
“Podemos dizer que a cidade hoje está no radar desse mercado chinês”, destaca secretário de Desenvolvimento

Por
Matheus Machado

Com o objetivo de impulsionar a economia de Laguna prospectando parcerias e investimentos inteligentes e ousados, através da “Missão China”, uma comitiva formada pela administração municipal, encabeçada pelo prefeito Preto Crippa viajou até o oriente ao longo deste mês. Nesta nesta sexta-feira (28), a coletiva de imprensa para apresentar os resultados prospectados e alguns já obtidos pela comitiva foi realizada.
Além de buscar investimentos chineses em Laguna, a missão também conseguiu estreitar futuras relações comerciais e acadêmicas, através da UDESC. A comitiva formada por representantes do Governo Municipal, UDESC, FACISC, empresários e autoridades, esteve representada na coletiva de imprensa pelo Prefeito Preto Crippa, o Secretário de Desenvolvimento, Rafael Fett, Professores Daniel Willemann e Sérgio Pezzin, da UDESC.
“Podemos dizer que Laguna hoje está no radar desse mercado chinês, depois da nossa missão”, ressaltou o Secretário Rafael Fett.
A convite da Empresa Multinacional Eikto, maior fabricante de baterias de lítio do mundo, com sede em Laguna, a missão à China proporcionou uma aproximação de futuros investimentos no município. “Como empresários e multinacionais do outro lado do mundo poderiam nos visitar e investir aqui sem nos conhecer? Precisamos ser ousados e ir até eles. Como eles conheceriam Laguna se não mostrássemos nosso potencial? Tudo começa com planejamento. Esse relacionamento não depende apenas de dinheiro; é essencial que eles se sintam seguros para investir aqui.”, destacou o advogado e representante jurídico da Eikto, em Laguna, Orlando Pacheco.
Segundo o representante, a multinacional que ampliará seus investimentos em Laguna nos próximos anos, chegando a R$114 milhões de reais, após adesão ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), tem também importância estratégica na geração de renda, arrecadação de impostos e geração de empregos.
Resultados da missão na área acadêmica:
Entre os principais resultados apresentados na área acadêmica desta missão, segundo o Professor Sérgio Pezzin, da UDESC, está a confirmação de um edital que será lançado em parceria com a FAPESC.
“Vamos começar a trabalhar juntos e elaborar um edital, em parceria com a Fapesc, para projetos de pesquisa voltados às áreas estratégicas de Laguna, como energias renováveis, aquicultura e pesca. A previsão é que esse edital seja lançado até o meio do ano”, explica.
Com informações de PML.