Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Mulheres se formam em curso de agricultura em Tubarão

Cotidiano
Mulheres se formam em curso de agricultura em Tubarão
Foto: Matheus Machado

Cotidiano

Mulheres se formam em curso de agricultura em Tubarão

Comitiva do Estado do Paraná prestigiou o evento e estuda levar a iniciativa adiante.

Um projeto que visa o desenvolvimento das mulheres no meio do ramo da agricultura ganhou uma nova etapa nesta quinta-feira (8). Nas dependências do Centro de Treinamento de Tubarão, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Tubarão, 29 mulheres se formaram na quarta turma do curso Flor-E-Ser.

Durante o curso, as mulheres adquirem os conhecimentos por meio de cinco etapas, onde em cada etapa, elas tem três dias de aprendizados teóricos e exercícios práticos, e depois retornam para suas propriedades para exercer os conhecimentos. Através dos cursos, além de uma maior conhecimento sobre a temática, o turismo rural também é desenvolvido.

A iniciativa acontece em todo estado de Santa Catarina e reuniu mulheres de todas as cidades da Amurel para a formatura em Tubarão. “O processo foi muito gratificante. Foi de muito aprendizado que vamos levar para nossas propriedades”, disse Nilziane Rodrigues, uma das formandas. Outra que se formou, foi Franciele Lembeck, que ressaltou estar contente com toda a bagagem adquirida: “Aprendemos muito com as palestras e os técnicos e também uma com a outra”.

Ambas sempre foram agricultoras e pretendem levar o conhecimento para os filhos no futuro. “Eu e minha família fizemos uma agroindústria de aipim congelado e isso precisa de uma continuidade, de aprendizados. Pretendemos continuar no ramo”, destacou Nilziane. “Sempre trabalhei na roça. O curso soma muito em nosso aprendizado, pois temos que estar sempre evoluindo e acompanhando as mudanças”, complementou Franciele.

A iniciativa já é visada para ser implementada em outros estados. Uma comitiva do Paraná acompanhou a cerimônia e pretende levar a iniciativa para o estado vizinho. Kelly Letchakowski, servidora da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e Mirian Fuckner, assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, foram as presentes no evento.

Continue lendo
Topo