Cotidiano
Mutirão de castração atende mais de 70 animais
Além da castração, os animais também foram chipados em Gravatal

Por
Matheus Machado

Foi realizado em Gravatal, a 1ª edição da Campanha de Castração Social. O mutirão, que aconteceu na sede da Agricultura, no bairro Caeté, e resultou na castração de 70 animais, entre cães e gatos (fêmeas), previamente cadastrados no programa.
A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal com o bem-estar animal e a saúde pública, ajudando no controle da população de animais de rua e na prevenção de doenças zoonóticas. Além disso, o programa prioriza pessoas inscritas no Cadastro Único e protetores independentes que atuam no cuidado de animais abandonados.
Além da castração, os animais também foram chipados. Neste chip, de acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio da Silva Silveira, o Estrelo, o animal terá todas as informações de peso, idade, data da castração e dados de seu tutor. “Maus-tratos e abandono de animais são crimes. Estamos atentos e você, cidadão, caso presencie alguma dessas situações, denuncie”, pede o secretário.
Desde 2022, o programa de castração já cadastrou 280 animais, garantindo a esterilização de mais de 100 fêmeas. Ainda há cerca de 180 animais na fila de espera, que serão convocados para os próximos mutirões.
Novas Inscrições Abertas
Para aqueles que desejam participar das próximas edições da castração social, a Prefeitura abriu um novo período de cadastramento, que vai até sexta-feira, dia 4 de abril. As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Prefeitura, na rua Engenheiro Annes Gualberto, 121, no Centro, ou de forma online.
Os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Já protetores e cuidadores precisam fornecer uma carta de recomendação assinada por duas testemunhas que atestem sua atuação na causa animal.
Com informações de PMG.